top of page
Foto do escritorRoteire-se

Como usar o transporte público em sua viagem para Buenos Aires: ônibus, metrô e trem.

Buenos Aires

é um dos principais destinos escolhidos como primeira viagem internacional para os brasileiros, assim como foi nosso caso. A capital da Argentina é cheia de vida e locais interessantes para conhecer! Sabia que o transporte público na capital portenha funciona super bem? Nada melhor do que conhecer outro país é viver como os locais, não é mesmo? Além, claro, economizar bastante em sua locomoção entre os pontos turísticos. Nessa viagem utilizamos ônibus, metrô e trem e vamos te contar tudinho de como funciona! Vamos lá?

buenos-aires-argentina
Casa Rosada, Foto: @Roteirese

O que encontrará no artigo:

Está sem tempo de ler por agora? Não tem problema! Salve o artigo no Pinterest para ler depois.

Como andar de transporte público?

Antes de falarmos de cada um dos meios de transporte, primeiro para se locomover na cidade é necessário um cartão. O famoso SUBE! Esse cartão azul será seu melhor amigo durante sua estadia na capital. Mas você deve ta se perguntando: como usa e onde consigo esse cartão?

metro-buenos-aires-argentina
Cartão SUBE, Foto: @Roteirese

O SUBE pode ser comprado nos Kioscos, como o próprio nome diz, uma espécie de quiosque. Existem diversos deles pela cidade toda e a grande maioria faz a recarga ou vende o cartão. Após a compra do SUBE é necessário fazer recarga do mesmo com peso argentino. Os valores podem variar muito conforme a data que estará realizando sua viagem, a nossa foi em março de 2024. Normalmente realizávamos uma recarga de 1000 pesos e durava bastante! Uma coisa excelente é que o transporte em Buenos Aires é bem em conta! Os valores variam entre AR$ 500 a AR$ 700, quando fizemos nossa viagem os valores foram em torno de 1 a 4 reais por trecho (Lembre-se de ver a cotação do peso argentino do dia). Ah, outro fator ótimo é que um cartão apenas já serve, ou seja, se você estiver em mais de uma pessoa, um cartão já serve! Podendo ser passado mais de uma vez na catraca.

Ônibus

Os ônibus foram o meio de transporte que mais utilizamos em nossa viagem por Buenos Aires. A aparência dos ônibus na capital portenha é bem singular e diferente do Brasil. Os ônibus funcionam super bem e na grande maioria passam no horário certinho. Recomendamos utilizar o moovit ou maps para acompanhar as paradas que você tem que descer e quando o ônibus vai passar, isso ajudou demais a gente durante nossa viagem!

onibus-buenos-aires
Dois ônibus da mesma linha, Foto:@Roteirese

Mas o fator mais importante do ônibus é que para pegar eles é de uma maneira diferente da do Brasil. Ao subir no ônibus você tem que dizer o nome da rua que você vai descer para o motorista, ou seja, assim que subir o motorista perguntará qual a rua que você vai “calle - caje”. Antes de subir no ônibus já tenha em mente o nome da rua do seu local desejado ou da rua próxima. ‘’AH, mas pra que preciso falar o nome da rua? Simplesmente não posso subir e descer quando quiser?” Você precisa dizer o nome da rua em que descerá, pois assim o motorista cobrará o valor da passagem conforme a distância, logo, o valor para cada pessoa é diferente, dependendo da distância percorrida.

 

Olá, somos Catherine e o Matheus!

Esperamos que você esteja gostando dos nossos guias e dicas de viagem gratuitos! Se sim, por favor, considere apoiar o nosso trabalho. Pague um cafézinho para nós.

Pix: roteirese.contato@gmail.com

buenos-aires
 

Outro fator para se atentar ao utilizar os ônibus é que você pega eles conforme o número, não através do nome como no Brasil. O número fica estampado bem grande na frente do ônibus. Fique atento onde são as paradas do seu ônibus, pois ele só vai parar se aquele realmente for o ponto dele! Por exemplo: na mesma rua passa o número 55 e 57, mas o ponto em que você está é do 55 e está passando o 57, ele não vai parar. Fique atento a isso para não acabar perdendo o ônibus (aconteceu com a gente). Geralmente a sinalização das placas ficam posicionadas em postes ou até mesmo escritas no chão (no asfalto), sendo importante ter certeza dos pontos corretos.

Metrô e trem

Tanto o metrô, como o trem são praticamente quase o mesmo. Diferente dos ônibus onde você precisa dizer o nome da rua para o motorista, no metrô e trem, basta passar pela catraca e descer na estação desejada. Simples e fácil. O mesmo cartão SUBE que serve para o ônibus, pode ser usado tanto no trem, quanto metrô! A maior diferença mesmo entre os dois é o metrô ser subterrâneo e o trem ao ar livre. Ambos funcionaram super bem em nossa estadia. Mas vale ressaltar que em épocas chuvosas o metrô costuma parar e ficar bem lento. Nossa dica para o trem e metrô é a mesma dos ônibus, não deixe de conferir no moovit ou maps para onde você quer ir e descer na estação correta.


Foto:@Roteirese


O transporte público funciona muito bem na cidade e usamos muito durante nossa estadia na capital da Argentina, porém fique atento as dicas listadas acima, principalmente para o ônibus. Utilizamos poucas vezes os veículos de aplicativos como uber, além de táxi de tão bem que funciona o transporte público.


Não deixe de conferir tudo sobre o que fazer na capital portenha, Buenos Aires! Além, também, onde ficar em sua viagem!



0 comentário

Comments


Inscreva-se em nossa newsletter e receba os artigos sempre em primeira mão!

Obrigado pela inscrição! :)

bottom of page