Curitiba
Um dos destinos mais populares do sul é a capital paranaense, Curitiba. A capital possuí inúmeros pontos turísticos para explorar, e sabe a parte boa? Você consegue ir para praticamente todos os lugares com o transporte público exclusivo para o turismo na cidade! Da para notar de longe o ônibus de turismo pelo seu design que lembra os ônibus de Londres de dois andares. Neste artigo vamos contar como funciona a linha turismo de Curitiba, como foi nossa experiência e se vale a pena. Vamos?
O que encontrará no artigo:
Está sem tempo de ler por agora? Não tem problema! Salve o artigo no Pinterest para ler depois.
Quanto custa fazer a linha turismo de Curitiba?
O valor cobrado é de R$: 50,00 reais por passageiro e te dá direito de subir e descer quantas vezes você quiser durante o período de 24 horas, porém, o ônibus não funciona durante as mesmas 24h e sim das 8h30 às 20h00. Por exemplo: se você pegou o ônibus às 15 horas, valerá até as 15 horas do próximo dia. Ah, um fato interessante é que você fica com o cartão da linha turismo de recordação.
Como funciona a linha turismo?
O ônibus só vai em um único sentido e não faz o sentido de "volta", a rota e parada ocorre a cada 30 minutos, ou seja, caso opte por descer em algum ponto turístico, o próximo ônibus só passará após meia hora! E caso o perca, ficará esperando o próximo passar (30 minutos depois).
Apesar do ônibus funcionar muito bem e ser na maior parte bem pontual, há alguns pequenos incômodos, sendo um deles esse intervalo muito longo entre um ônibus e outro. Além do fato do ônibus fazer somente um sentido, ou seja, se caso quiser visitar algum outro ponto turístico que ficou para trás da rota, terá que dar a volta completa passando por todos os outros pontos para conseguir chegar no de seu interesse! Explicaremos melhor abaixo o sentido e o destino da rota feita.
O ponto inicial de partida sai às 8:30 da parada: "rua 24 horas", esse primeiro ônibus vai fazer sua rota completa e a próxima parada de ônibus saindo da rua 24h só será às nove da manhã.
Do ponto inicial até o segundo ponto do roteiro turístico leva em torno de 8-9 minutos, então é preciso consultar o horário no qual o ônibus irá passar no ponto turístico que você deseja pegá-lo. Do mesmo lugar que você desce do ônibus, será o mesmo local da subida no horário programado.
Horários da linha turismo
Está é a rota que a linha de turismo faz sequencialmente:
— Rua 24 horas
— Museu ferroviário
— Teatro Paiol
— Parque jardim botânico
— Mercado municipal e rodoferroviária
— Teatro Guaíra
— paço da liberdade
— Memorial árabe
— Centro cívico
— Bosque do papa
— Museu Oscar Niemeyer
— Bosque alemão
— Unilivre
— Parque são Lourenço
— Ópera de arame
— Parque Tanguá
— Parque Tingui
— Memorial ucraniano
— Portal italiano
— Santa felicidade
— Parque Barigui
— Praça Tiradentes
— Rua das flores
Confira na íntegra nosso guia completo sobre o que fazer em Curitiba! Contamos em detalhes sobre os pontos turísticos e como foi nossa experiência!
Outro detalhe importante que vale ser ressaltado sobre a linha de turismo, é que são mais de 20 pontos no roteiro e consequentemente, não há tempo hábil de conhecer todos eles, tornando o passeio muito corrido e cansativo! Então recomendamos duas opções: separar alguns pontos para conhecer via corridas de aplicativo. Ou segunda opção: separar dois dias para contratar a linha de turismo. Optamos pela primeira opção, pois nosso tempo estava curto. Mas as duas maneiras são válidas.
Vale a pena a linha turismo de Curitiba?
Vale super a pena! Achamos bem corrido, porém somente o fato de não ter que se preocupar em achar vaga para estacionar o carro, facilitou muito na realização do percurso. Além, claro, que é muito legal andar pela cidade a bordo de um ônibus de dois andares.
Em nossa visão a linha de turismo funciona muito bem, porém sugerimos dividir o percurso em pelo menos 2 dias, caso contrário não terá o melhor proveito em cada ponto turístico.
Gostou da leitura? Quer ajudar nosso projeto?
Pague um cafezinho para nós!
Pix: roteirese.contato@gmail.com
Comments