Curitiba
A capital do Paraná é um destino turístico famoso entre os apaixonados por café, cultura, um bom vinho e claro, pelos pontos turísticos mais importantes do estado do Paraná.
Curitiba conta com pontos turísticos emblemáticos como o famoso museu do Arquiteto Oscar Niemeyer (MON), o cartão postal, jardim botânico, além de outros pontos de interesses que fazem Curitiba um local único como: A ópera de arame, o largo da ordem e sua feira aos domingos e claro, os incríveis memoriais em homenagem aos imigrantes (árabe, polonês, ucraniano…)
Tenho certeza que será um prazer embarcar com você nessa viagem à Curitiba! Vamos lá?
O que encontrará no artigo:
Está sem tempo de ler por agora? Não tem problema! Salve o artigo no Pinterest para ler depois.
Onde fica Curitiba
Curitiba está localizada no estado do Paraná em torno de 457 km de distância de São Paulo (entorno de 6 horas de distância) e o estados vizinhos são: Santa Catarina e São Paulo.
Um destino popular que é comum visitar quando está em Curitiba é a charmosa cidade de Morretes e Antônia que com certeza valem a pena serem visitadas.
Quando visitar Curitiba
A melhor época de visitar a capital paranaense são os meses onde a incidência de chuva é menor. Recomendamos planejar sua viagem para os meses do outono e também na primavera. Melhor escolha então, entre março e maio para o outono, quando as chuvas já estão cessando e as temperaturas se mantém amenas. E setembro a novembro para primavera, para pegar a cidade florida. Até porque ninguém quer pegar chuva durante um passeio tão especial, não é? No outono você consegue pegar as árvores da cidade com as folhas todas vermelhinhas.
Quantos dias ficar em Curitiba
Esse tópico não tem uma resposta certa, a quantidade de dias que você pode ficar é adequando o melhor roteiro para seu perfil de viajante!
Curitiba é conhecida como uma capital cultural e das cafeterias, e se você gosta de conhecer museus, cafés, lugares históricos e claro, um "rolê" com muita cultura envolvida, recomendamos os passeio pelo centro histórico (estará detalhado no próximo tópico). Você verá adiante que não faltam as mais diversas opções de pontos turísticos e passeios para você incluir em seu roteiro.
Tá! Eu sei que você quer saber, afinal, quantos dias ficar em Curitiba? Generalizando, recomendamos no mínimo 4 dias inteiros, podendo variar até uma semana!
A dica principal é: Organize seu roteiro de viagem partindo dos pontos que mais te interessam conhecer para os que menos tem afinidade com seu perfil de viajante! Nós amamos todos os pontos turísticos de Curitiba e com certeza recomendamos conhecer todos eles.
Onde ficar em Curitiba
Um dos principais quesitos na hora de programar uma viagem é saber qual será sua hospedagem. Ela precisa ser confortável e muito bem localizada, abaixo fizemos uma lista com hotéis e pousadas do Booking, onde prezamos boa localização, boas avaliações e principalmente a reputação de cada hospedagem! Reservando pelo link do blog, você contribuiu financeiramente com o desenvolvimento do blog e não paga nada a mais por isso!
A primeira recomendação de bairro, é o bairro central, muito bem localizado e super perto da maioria dos pontos turísticos de Curitiba
Hotel Nikko
Hotel este situado na região central de Curitiba! Bem próximo da praça tiradentes. Quartos amplos e confortáveis, podendo adicionar edredom para as noitas mais frias da cidade. Também possuí muitos elogios para o café da manhã. Se você estiver de passagem por Curitiba e quer uma estadia confortável e com ótima localização, esse hotel pode ser uma excelente pedida.
Nota 8,2 com mais de 1800 avaliações no Booking.com
Veja mais informações e valores aqui:
Fotos: Divulgação Booking
Silencioso e Tranquilo - Central - AYN013 (apartamento)
Se você é o tipo de pessoa que prefere ficar em apartamento em vez de hotel, aqui está uma ótima recomendação. local muito lindo, limpo e aconchegante. Os hóspedes deram nota 10 para o wifi, perfeito para você que trabalha em home office! Se você quer ter a comodidade de estar numa localização privilegiada, com ótimo custo benefício, este é o local. O prédio possuí ainda diversas comodidades como academia e cafeteria no local.
Nota 9,2 com mais de 20 avaliações no Booking.com
Veja mais informações e valores aqui:
Fotos: Divulgação Booking
Trevi Hotel e Business
Hotel perfeito para uma estadia confortável e com ótima localização. Se você está de passagem por Curitiba, a trabalho principalmente, este pode ser seu lugar ideal para descansar. O café da manhã recebe inúmeros elogios, possuí estacionamento no local e recepção 24h.
Nota 8,7 com mais de 4300 avaliações no Booking.com
Veja mais informações e valores aqui:
Fotos: Divulgação Booking
Mercure Curitiba Batel
Outro ótima opção de hospedagem, é no bairro do Batel. Aqui, temos o grandioso Mercure. Este hotel aceita pets, perfeito para levar o seu melhor amigo na viagem! Possuí também uma ampla piscina e quartos aconchegantes com ótimos elogios.
Nota 8,7 com mais de 1400 avaliações no Booking.com
Veja mais informações e valores aqui:
Fotos: Divulgação Booking
Helbor Stay Batel - HSB027
Outra opção de apart-hotel excelente para ficar em Curitiba! Este apartamento fica no bairro do Batel, possuí ótimas comodidades, cozinha muito bem equipada, boa para longas estadias e quarto com ar condiconado. Se você é nômade digital e está passando por Curitiba, este apartamento pode ser seu lugar ideal.
Nota 9,5 com mais de 5 avaliações no Booking.com
Veja mais informações e valores aqui:
Fotos: Divulgação Booking
É seguro viajar para Curitiba
A resposta é sim. A cidade em si tem um bom policiamento! Mas recomendamos algumas dicas extras caso você vá sozinha viajar para Curitiba ou qualquer outra capital. Vamos às dicas?
Não carregue consigo pertences valiosos, como joias, relógios entre outros! Guarde seus eletrônicos de maneira segura e não dê bobeira em pontos turísticos!
Recomendamos sempre pesquisar previamente a reputação do local que você irá frequentar, principalmente de bares e baladas. (utilize o TripAdvisor)
Sempre deixe uma cópia de seus documentos em uma mochila no hotel ou pousada, isso irá te ajudar muito caso ocorra imprevistos.
O que fazer em Curitiba
Chegamos ao tópico mais aguardado! O que fazer em Curitiba. Você verá que essa lista ficará imensa e para te ajudar a organizar possíveis escolhas, organizaremos de acordo com alguns tópicos como: cultural, gastronômico, relaxante, histórico, os mais visitados e entre outros.
Começando nossa lista pelo roteiro do setor histórico. O centro histórico de Curitiba reserva pontos de memória e cultura único! Sabe o melhor? Dá para fazer um roteiro a pé! Faremos um artigo a parte com detalhes mais precisos.
Lista de pontos turísticos para visitar no centro histórico em Curitiba:
— Largo da ordem
— Rua XV de novembro
— Rua 24 horas
— Praça Garibaldi
— Mesquita
— Praça Tiradentes
— Rua das flores
— Paço da liberdade
— Museu Paranaense
— Universidade federal do Paraná
— Passeio publico.
Fotos: @Roteirese
Nosso próximo tópico são os “hot spot”, ou seja, os lugares mais famosos (e consequentemente os mais cheios) para visitar em Curitiba.
Jardim Botânico
Começando pelo cartão postal, o jardim botânico é um ponto turístico obrigatório no seu itinerário! A entrada é gratuita o que torna mais acessível nosso roteiro.
O local possui inspiração na complexidade e beleza do jardim de Versalhes da França. O local é um ícone de arquitetura.
A estufa metálica central, além de carregar um enorme senso estético, abriga uma quantidade surpreende de espécies botânicas nacionais de nossa remanescente Mata Atlântica. Ao redor, você consegue visualizar e acessar o jardim das estações, onde há uma das melhores cafeterias de Curitiba além de uma vista inacreditável para a estufa metálica. Confira na íntegra nossa experiência no jardim botânico
Foto: @Roteirese
MON - Museu Oscar Niemeyer
Conhecido popularmente como “museu do olho”, este é um dos maiores museus da América Latina, desenhado pelo maior arquiteto brasileiro de todos os tempos, o MON conta com um acervo artístico permanente e incríveis exposições temporárias. O acesso ao museu é pago, porém, as quartas-feiras há um acesso gratuito ao museu. O local vai lhe interessar e com certeza será imensurável, vislumbrar a imensa obra de arte de seu projeto arquitetônico. Vale super a pena a visita!
Foto: @Roteirese
Ópera de Arame
Um teatro com um design fora do comum, o local conta com uma estrutura metálica tubular, porém o foco da construção é trazer um aspecto de leveza e luxúria remetendo aos arames, dando o sentindo do nome do local! A paisagem contrasta com a natureza local juntamente com a estrutura metálica, resultando em um relacionamento harmônico destes dois elementos. Este passeio é imprescindível e precisa estar no seu roteiro, o ponto é interessante e intrigante ao mesmo tempo. O acesso ao local é pago R$: 15,00 por visitante (Ref. Junho 2023).
Rua 24h
A Rua 24 Horas possui uma arquitetura peculiar, com uma estrutura tubular de vidro que a torna um ponto de referência na cidade. Ao longo da rua, você encontrará uma variedade de estabelecimentos, como restaurantes, bares, cafeterias, lojas de conveniência, sorveterias e até mesmo uma casa de câmbio.
É um lugar agradável para fazer uma refeição rápida ou relaxar tomando um café. Durante a noite, a rua ganha vida com a iluminação especial, o que torna o ambiente ainda mais charmoso. A rua 24 horas é um endereço charmoso e com certeza deve ser visitado. A maioria dos estabelecimentos funciona até as 23:00h, apesar do nome ser 24 horas.
Santa Felicidade
É um bairro tipicamente italiano que reúne os melhores restaurantes nessa temática. Um endereço que chama atenção ao meio dos outros é a Vinhos Durigan, uma vinícola de produção local, onde você pode visitar a loja e ainda fazer degustação de vinhos e sucos de uva. É a lembrança ideal para presentear alguém querido.
Mercado Municipal
Um dos nossos lugares favoritos quando o assunto é comprar coisas com muita qualidade! O mercado municipal reúne centenas de frutas e vegetais orgânicos diferentes, fresquinhos diretamente do solo para sua mesa! O local apresenta diversas fontes de produtos-base como cereais, castanhas e alimentos primários, além de deliciosos tipos diferentes de queijos e vinhos! Além da possibilidade de comprar algo para preparar em casa, o local conta com uma praça de alimentação em seu segundo andar, com inúmeras opções! Existem também cervejarias e cafeterias que parecem ser uma boa pedida para descontrair.
Foto: @Roteirese
Torre panorâmica
Antes de listarmos o roteiro completo de parques para você visitar em Curitiba, não poderíamos deixar de mencionar o incrível passeio à torre panorâmica. Do alto de seus 110 metros, você tem uma vista privilegiada de 360 graus da cidade de Curitiba vista de cima. Um visual apaixonante (principalmente no período do pôr do Sol).
O acesso à torre é pago, com o valor de 10 reais por pessoa (inteira) ou 5 para estudantes ou idosos meia. (Ref. Junho).
O tempo de duração da visita é de apenas 10 minutos! Mas achamos super válido colocar em seu itinerário.
Se você ama conhecer parques ao ar livre, aqui está uma lista que irá se apaixonar:
Bosque João Paulo (memorial polonês)
Museu ao ar livre com sete casas trazidas das colônias polonesas, resgatando a cultura típica polonesa. É possível caminhar em meio as trilhas e a reserva com 300 araucárias. O local é bem agradável e fará você sentir-se imerso em cultura e memória. O parque é uma homenagem à visita do Papa João Paulo II.
Foto: @Roteirese
Bosque Alemão
É um local de memória a linhagem germânica em Curitiba, fica localizado em meio à mata nativa possui trilhas inspiradas nos contos dos irmãos Grimm, além da bela igreja (réplica de uma grande igreja presbiteriana). O local é bem agradável e excelente para fazer fotos.
Unilivre - Bosque Zaninelli
A Unilivre, ou Universidade Livre do Meio Ambiente, tem como objetivo principal promover a educação ambiental e a conscientização sobre questões relacionadas ao meio ambiente. O local antes era uma pedreira, e atualmente foi transformado em parque e área de pesquisa ambiental. Se você gosta de apreciar a natureza e ficar em um lugar sossegado, a UNILIVRE tem que estar em seu itinerário de viagem.
Foto: @Roteirese
Passeio público
Esse foi o primeiro parque de Curitiba, localizado na parte central da cidade. O local tem uma grande área verde, que por sinal, Curitiba está de parabéns com seus parques. Dentro do passeio público possuí o remanescente primeiro zoológico de Curitiba, onde hoje abriga algumas espécies de aves para concientização ambiental do público que o visita. Parque muito bom para fugir um pouco do agito da cidade e relaxar.
Foto: @Roteirese
Parque Barigui
O Parque Barigui é um dos principais parques de Curitiba, localizado no bairro Bigorrilho. Inaugurado em 1972, é um dos maiores parques urbanos da cidade e um dos mais visitados pelos moradores e turistas. Aqui é onde você vai encontrar o animal símbolo de Curitiba! A capivara. É bem comum vê-las passeando pelo parque.
Parque Tingui
Outro parque na cidade de Curitiba é o Tingui, nele também possuí uma vasta área verde e é aqui onde está localizado o Memorial Ucraniano, que homenageia a cultura ucraniana presente em Curitiba. O memorial é composto por uma réplica de uma igreja ucraniana em madeira, chamada Igreja São Miguel Arcanjo, e um portal de entrada decorado com elementos típicos da cultura ucraniana. Vale super a pena a visita!
Parque Tanguá
Esse aqui é um dos melhores parques de Curitiba! Nele possuí uma queda d’água grandiosa! Aqui também era uma pedreira desativada. Neste parque existe uma estrutura metálica suspensa onde é possível ver toda imensidão do parque.
Foto: @Roteirese
Como você pode ver, a capital paranaense, Curitiba está repleto de pontos turísticos para visitar, principalmente voltados para o meio ambiente. Escolha quais lugares você quer conhecer e nossa dica é utilizar a linha turismo que passa pelos principais pontos turísticos da cidade.
Vídeo completo sobre o que fazer em Curitiba:
Gostou da leitura? Quer ajudar nosso projeto?
Pague um cafézinho para nós de qualquer valor!
Pix: roteirese.contato@gmail.com
Comments